Grupo Escoteiro do Mar Almirante Abreu 123º/RS


    A idéia da formação de um Grupo de Escoteiros partiu inicialmente do Sr. Ivanez A. Bragaglia, administrador do Serviço Social do Comércio "SESC" em Rio Grande e do Sr. José Nelson da Silva seu auxiliar em Março de 1974, pois o SESC já patrocinava há cinco (5) anos o Distrito de Bandeirantes Almirante Tamandaré. O Sr. Ivanez sempre sonhava também em patrocinar um Grupo de Escoteiros. Aproveitando a transferência para Rio Grande do Sr. Robert Granthan, ex-escotista, profissional do SESC em Porto Alegre, começou então a tomar forma o sonho do Sr. Ivanez.

    Foram convidados para uma palestra no SESC, sobre Escotismo, os então jovens na época: Silvonei Avila, Henry Chaplin Rivoire, Newton Carlos Quincozes e Ronaldo Lopes Garcia. Os quatro ficaram tocados pela palestra proferida pelo Sr. Robert e ficaram interessados em se aprofundar no assunto, então o Sr. Robert se ofereceu para repassar a estes jovens, seus conhecimentos de segunda a sexta em sua própria residência. Foi quando começou o adestramento informal teórico-prático, pois de segunda a sexta era feita a parte teórica e aos sábados e domingos eles iam para o campo por em prática o que haviam aprendido durante a semana.

    De Março a Julho de 1974, eles receberam todo o adestramento de Noviço, Segunda Classe e Primeira Classe, além de conhecimentos referentes aos cargos que ocupariam na Chefia, participaram também em Maio de 1974 em Rio Grande, do Curso Pré Certificado Escoteiro. Nestes meses foram convidados para fazerem parte da Comissão Executiva do Grupo os Senhores: Honly Cadaval, Álvaro Ceglinski, Carlos Reis Gomes, Hilton Macedo Gonçalves, Oscar Sidnei M. Garcia, Wilson Ribeiro Gomes e Ivanez A. Bragaglia da entidade patrocinadora, os quais começaram a fazer reuniões semanais junto com a Chefia para definirem metas como: Nome do Grupo, modalidade, cor do lenço, etc...

    Após pesquisar na comunidade, optou-se pelo nome do Almirante José Francisco de Abreu "ALMIRANTE ABREU", por ter sido um herói da Batalha Naval do Riachuelo e também filho da Cidade do Rio Grande. Quanto a Modalidade ficou definido que seria MAR, por motivo da Cidade ser essencialmente marítima e os futuros Chefes já terem algum conhecimento de Marinharia.

    A cor do lenço seria VERMELHA com o timbre do SESC em AMARELO. Todos os passos para a formação do Grupo eram acompanhados de perto e com muita simpatia pelo Comissário do 7º Distrito Escoteiro, o Sr. Franck Perci Granthan (falecido).
No dia 03 de Agosto de 1974, a Comissão Executiva foi oficialmente empossada e a Chefia fez a Promessa de Escotista nas dependências do SESC, com a participação dos Grupos Escoteiros: Silva Paes 37º/RS, GEMAR Riachuelo 16º/RS, Gustavo Cramer (?/?) e o Distrito de Bandeirantes Almirante Tamandaré, além de convidados da comunidade.

    Neste dia, tínhamos em mãos uma relação de oitenta (80) nomes e endereços de meninos que gostariam de participar do Grupo ora em formação.

    A Chefia ficou assim constituída: Silvonei Avila (Chefe do Grupo), Henry Chaplin Rivoire (Chefe de Tropa Escoteira), Newton Carlos Quincozes e Ronaldo Lopes Garcia (assistentes).

    Na reunião de Chefia, foi decidido que deveriam fazer uma reunião festiva com alguns jogos com os meninos inscritos a fim de fazer uma triagem já que não poderiam admitir todos de uma vez. Esta reunião foi realizada no dia 10 de Agosto de 1974. Dos oitenta (80) meninos que se apresentaram após a triagem, decidiram que deveriam ficar com nove (9) que teoricamente seriam os futuros Monitores e SubMonitores das patrulhas e teriam um (1) de reserva técnica, no caso de alguma desistência. Começaram a se reunir na sede do SESC todos os sábados das 14h às 16h30. Iniciaram o adestramento de Noviço para os primeiros nove (9) aspirantes. Da Patrulha Mergulhão: Bruno Albuquerque Anão, Luis Fernando, Francisco Prado, Gustavo Ceglinski e Mauro Wilwock. Da Patrulha Garça: Antônio Carlos Neves, Ivan Pedro, Marco Aurélio e Paulo Ricardo Pinheiro.

    Em Outubro de 1974, realizamos nosso primeiro acampamento na localidade da 4ª Secção da Barra, isto foi depois de três (3) bivaques. O primeiro no final de Agosto, e dois (2) em Setembro. Na contagem de pontos, foi Campeã a Patrulha Mergulhão.

    No dia 13 de Dezembro de 1974, foi realizada a Promessa dos primeiros nove (9) elementos juvenis. Data em que foi oficialmente fundado do Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Abreu,  com duas (2) Patrulhas de Escoteiros.

    A Cerimônia de Promessa foi feita no campo do Rio Grande Yacht Club, com a presença do Sr. Franck Perci Granthan, Sr. Robert Granthan, Padre Jovino Mansan, Pais, Comissão Executiva, Chefia, Autoridades e convidados da comunidade. Continuaram então a caminhada e em Março de 1975 começaram a Alcatéia, com sete (7) aspirantes a Lobinhos que eram os seguintes: Cláudio C. Martins, Oscar Norberto M. Garcia, André, Cézar, João Luiz, Antônio Carlos Zepka e Domingos Lopes e em Agosto de 1975 foi fundada oficialmente a Alcatéia com a primeira Promessa de Lobinhos no salão do Grêmio Estudantil do Colégio Liceu Salesianos Leão XIII (13).

    Em Março de 1976, receberam a notícia de que o SESC deixaria de patrocinar todos os Grupos Escoteiros e Bandeirantes do Estado do Rio Grande do Sul, por motivos de desavenças com a administração, da época, da Região Escoteira.

    Realizaram uma reunião com o Conselho do Grupo para avaliarem e decidirem o que fariam. Ficou decidido que continuariam fazendo as atividades mesmo sem o patrocínio. A sede do Grupo passou a ser no Círculo Operário Riograndino, que ofereceu uma sala para o funcionamento do Grupo.

    Em Junho de 1977, começaram a Tropa Sênior com os jovens vindos da Tropa Escoteira, nesta época já tinham uma Alcatéia completa, uma Tropa Escoteira completa e uma Tropa Sênior com seis (6) elementos. Em 1978 o Círculo Operário Riograndino, alegando que necessitava da sala deu ao Grupo um prazo de seis (6) meses para que procurassem outro local para as atividades.
Foi quando entraram em contato com a Srª. Ailza Duprat (falecida), Diretora interna da Casa da Criança fundada por seu Pai e que levava o seu nome Dr. Augusto Duprat, e sua respectiva diretoria.
Foram oferecidas as dependências que tinham sido ocupadas anteriormente pela extinta Sandú e Núcleo da CEBEM. Ficaram alojados em três (3) salas. Em 1980, o Grupo junto com a diretoria da Casa da Criança começaram a planejar um semi-internato e creche. O Grupo passou a ocupar três (3) salas e um (1) banheiro nos fundos da creche em troca do pagamento da conta de luz de toda a casa.

    Em 1981, participaram pela primeira vez duas Patrulhas do IV JAN/PAM e o restante do Grupo de um acampamento de uma semana na localidade de Cacequi/RS. Também em 1981, realizaram o primeiro EDAP (Encontro de Adestramento de Pais), onde os Pais vivenciariam em um dia algumas atividades que seus filhos desenvolviam no Grupo.
Foi um grande sucesso, o Clube de Mães começou a realizar uma vez por semana cursos variados entre eles: docinhos, pintura em tecido, crochê, tricô, cartões de Natal, pintura em moldes vazados, etc... Esses cursos eram frequentados pelas mães dos integrantes do Grupo.

    Durante esse tempo, não eram medidos esforços para que o Grupo tivesse sua própria sede, e em Dezembro de 1981 receberam por doação da Prefeitura Municipal do Rio Grande, um terreno medindo 10m x 38,5m, porém não conseguiram ocupar o terreno, já que tinha um posseiro que cultivava uma chácara, entraram na justiça através do Fórum local. "A decisão da justiça demorou DOZE longos ANOS".

    Neste mesmo ano de 1981, receberam em sua sede o companheiro Édison Poujeaux Gonçalvez, ex-escoteiro do G.E. Dom Bosco [que funcionou em tempos passados no Colégio Liceu Salesiano Leão XIII (13)], para uma reciclagem já que ele estava morando em Caçapava do Sul e pretendia junto com a Casa da Amizade fundar um Grupo Escoteiro naquela localidade. Ficou aqui aproximadamente dois meses, retornando para Caçapava. Em 27 de Junho de 1981 era oficialmente fundado o Grupo Escoteiro Clareira na Mata em Caçapava do Sul, o qual convidou o nosso Grupo para Padrinho.

    Em 1983, o Escoteiro Jurandir da Cunha Ferreira recebia pela primeira vez no Grupo, a graduação de Escoteiro Liz de Ouro, seguido depois pelos Escoteiros: Ricardo Kucharski dos Santos, Vandré Barbosa Brião, Jaci Correa Soares e Luciano Martins dos Santos.
Em 1985, também pela primeira vez no Grupo, recebia a graduação de Escoteiro da Pátria, o Sênior Jurandir da Cunha Ferreira, seguido depois pelo Sênior Ricardo Kucharski dos Santos.

    Para aumentar um pouco a sede cedida pela Casa da Criança Dr. Augusto Duprat, receberam a doação de uma casa pré-montada já bastante usada pelo DEPREC, já que não poderiam reconstruir no terreno que estava sob embargo judicial, resolveram pedir licença para a Diretoria da Casa da Criança Dr. Augusto Duprat e montá-la em uma parte do pátio por nós utilizados para as atividades. Foi quando pela primeira vez as Patrulhas Escoteiras puderam usufruir de um canto de Patrulha propriamente  dito, isto em 1987.

    Em Outubro de 1989, receberam a cedência de uma área medindo 30m x 132m, na Rua Caramurú, Cidade Nova, fundos para o mar, começando assim a formar o antigo sonho que era uma sede própria com fundos para o mar.

    Em Fevereiro de 190, montamos um acampamento nesta área cedida e começamos junto com a Comissão Executiva e com os meninos o início da construção de nossa sede.
    Depois de muito trabalho e sacrifícios, concluímos a primeira etapa da obra em nove (9) meses, tendo construído nesse tempo uma sala para cada seção e um salão para a realização de promoções e também para ser utilizado em caso de mau tempo pelas seções.

    A inauguração oficial da sede foi em 13 de Dezembro de 1991 e fica localizada na Rua Caramurú, 69 - Bairro Cidade Nova - Rio Grande/RS.

    E assim lutando entre as tempestades que assolam esta embarcação, vamos em frente certos que vale a pena seguir na trilha de Baden Powell.

  • Atualização: até Dezembro 1991.